Alargamento do projeto “ADICE SOLIDÁRIA – Alimente esta ideia”

Há um ano, oito empresários da restauração de Valongo aceitaram o desafio da ADICE – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde e integraram o projeto “ADICE Solidária – Alimente esta ideia”, dinamizado através do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Valongo, Terceira Geração – Projeto InterV@L3G, que visa ajudar famílias carenciadas doando os excedentes alimentares do seu negócio.

Os empresários, interessados em colaborar na promoção da inclusão social e combater a pobreza persistente no concelho de Valongo, aceitaram o repto e um ano volvido a avaliação é muito positiva. Durante o último ano, beneficiaram do projeto 13 famílias através do levantamento diário de refeições, sendo que os beneficiários foram sendo substituídos à medida que foram deixando de ter necessidade de recorrer a esta medida.

Tal como há um ano, a ADICE pretende ajudar quem mais precisa. Por isso, decidiu alargar o projeto e a rede de parcerias estabelecidas, tendo conseguido juntar oito novos padrinhos para as famílias mais necessitadas, alargando geograficamente o apoio à freguesia de Alfena e aumentando para 21 o número de famílias apoiadas.

Para assinalar o Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza, foram hoje assinados os protocolos de colaboração entre a ADICE e os oito novos empresários de restauração aderentes, numa cerimónia presidida por Maria Trindade Vale, presidente da ADICE.

Nesta segunda fase do projeto, conta-se com a colaboração do Restaurante Dom Garfo; Restaurante Nossa Senhora da Paz; Quinta do Cabo; Adega Regional; Restaurante Dois Irmãos e Restaurante Duas Irmãs, todos na freguesia de Alfena, juntando-se a Churrasqueira Souto e o Restaurante Soares, em Valongo.

Desde há um ano que participam neste projeto o Restaurante Regional Valonguense, a Churrasqueira LF, Restaurante Jardim; Restaurante Marta Costa, Churrasqueira de Valongo, Dom Brasas, Padaria/Confeitaria Santa Justa e Marisqueira dos Tesos. Cada um destes restaurantes apadrinha uma família, através da doação de uma refeição diária.

A seleção dos agregados beneficiários do projeto, apadrinhados pelos empresários de restauração, fica a cargo das Técnicas do Protocolo de Rendimento Social de Inserção da ADICE, tomando como premissa a sinalização de casos de pobreza extrema a beneficiar desta medida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s