Projeto Prival da ADICE dinamizou programa “Faz-te às férias”

No âmbito de uma parceria estabelecida entre o Projeto Prival – Programa de Respostas Integradas de Valongo, promovido pela Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde (ADICE), e pelo Agrupamento de Escolas de Campo, foi implementado o Programa “Faz-te às Férias”, que decorreu entre os dias 3 e 14 de julho de 2017.

Este programa teve por objetivo a ocupação dos tempos livres de jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, sinalizados ao GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família do referido Agrupamento, e cujas atividades concorreram para a adoção de estilos de vida saudáveis; a melhoria do bem-estar físico e psicológico; o aumento da autoestima e autoconfiança; a melhoria das capacidades relacionais e comunicacionais; o desenvolvimento das competências pessoais e sociais e a definição de objetivos de vida, afastando/invertendo a tomada de decisões erradas e a prática de comportamentos de risco.

Entidades Parceiras do “Faz-te às Férias”

Para a implementação do referido Programa, foram chamadas a participar várias entidades e instituições sociais de Campo e Ermesinde, nomeadamente o Clube de Modelismo de Valongo e Campo; a Associação de Promoção Social do Calvário; a Associação de BTT de Campo; a Associação Recreativa e Cultural da Azenha; o Grupo Dramático e Recreativo de Retorta; o Agrupamento de Escuteiros de S. Martinho de Campo; a Associação de Reformados e Pensionistas de Campo; o Clube Hípico de Campo; o Sporting Clube de Campo; o Centro de Estética – Sapphira e a Academia CAMMECR– Centro Misto de Artes Marciais de Ermesinde.

Este Programa surgiu da necessidade urgente, sentida por parte das entidades parceiras e executoras do “Faz-te às Férias”, de dar resposta à ocupação dos tempos livres de forma saudável destes jovens, permitindo-lhes, desta forma, o contacto com atividades lúdico-desportivas, culturais e pedagógicas, no período de férias escolares, que de outra maneira jamais teriam acesso e/ou possibilidade de experimentar/frequentar.

O balanço, deste primeiro Programa foi muito positivo, destacando-se principalmente a assiduidade, a pontualidade, o interesse e a motivação dos jovens. Mas não só. Também a dedicação, a disponibilidade e a vontade dos parceiros envolvidos permitiram o sucesso do programa, de tal forma que foi já abordada a possibilidade uma segunda edição em 2018.

O último dia do “Faz-te às Férias” decorreu na passada sexta-feira, dia 14 de julho, com um almoço convívio entre os vários elementos participantes do programa, preparado e confeccionado na íntegra pelos jovens e que decorreu no seguimento de mais uma das atividades programadas, desta feita, um workshop de culinária.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s