Valongo terá, a partir desta sexta-feira, dia 7 de Julho, uma Rede Local de Educação, Formação e Aprendizagem ao Longo da Vida. Elevar as qualificações escolares e profissionais da população jovem e adulta do concelho de Valongo é o objetivo da Rede que será dinamizada e coordenada pelo Centro Qualifica de Valongo, organismo promovido pela ADICE, Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde, pelo Agrupamento de Escolas de Ermesinde e pelo Agrupamento de Escolas de Valongo, com o apoio do Município.
São 12 as Instituições que assinam, esta sexta-feira, o Protocolo de criação da Rede Local de Educação, Formação e Aprendizagem ao Longo da Vida, que visa a articulação de respostas educativas e formativas que permitam a elevação das qualificações escolares e profissionais da população jovem e adulta do concelho de Valongo. O evento, que decorrerá sexta-feira, pelas 17h30, no Telecentro de Valongo, contará com a presença do presidente do Conselho Diretivo da ANQEP, I. P. Gonçalo Xufre Silva.
Através deste Protocolo, as Instituições comprometem-se, entre outros, a proceder, de forma articulada com o Centro de Emprego de Valongo, a um diagnóstico aprofundado de necessidades em matéria de educação-formação, ajustando-o às necessidades quer dos públicos-alvo quer do tecido empresarial quer do território, elaborando, ainda, um Plano de Qualificação anual, partilhado e concertado para o concelho.
Na cerimónia “Trilhos da Aprendizagem” haverá, ainda, a entrega de Diplomas e Certificados no âmbito da atividade desenvolvida pelo Centro em 2016 e um desfile de moda, com mostra de trabalhos desenvolvidos pelos formandos e formandas dos cursos de aprendizagem da ADICE, abrilhantado pelos penteados elaborados pelos formandos e formandas da Profival.