IV Encontro de Gerações mostrou trabalho de IPSS do concelho

O Fórum Cultural de Ermesinde foi, durante dois dias, o palco para 13 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Valongo, juntamente com o Município, demonstrarem o que melhor fazem diariamente, ao longo de todo o ano, em prol da comunidade, nas mais variadas gerações. A quarta edição do Encontro de Gerações, este ano subordinado ao tema «Crianças de ontem, adultos de amanhã», teve por principal objetivo a promoção da intergeracionalidade e do trabalho realizado nesta área de apoio social.

Na abertura do encontro, Maria Trindade Vale, presidente da ADICE, Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde, e responsável pela comissão organizadora do IV Encontro de Gerações, destacou os novos desafios que a sociedade enfrenta, relevando que estes não podem ser enfrentados unicamente pelas camadas mais jovens, mas sim por toda a comunidade, numa ação partilhada, destacando assim a importância da dinamização da intergeracionalidade. Este foi, aliás, o principal objetivo da promoção do IV Encontro de Gerações, que contou ainda com a participação de Teresa Morais, membro da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

A ADICE, Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde, e mais uma dúzia de instituições, nomeadamente a Associação Ermesinde Cidade Aberta; a Associação de Promoção Social e Cultural de Ermesinde; a Associação Viver Alfena; a Câmara Municipal de Valongo; a Casa do Povo de Ermesinde; o Centro Social de Ermesinde; o Centro Social e Paroquial de Alfena; o Centro Social e Paroquial Santo André de Sobrado; o Centro Paroquial e Social S. Martinho de Campo; o Instituto Bom Pastor; a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Valongo e o Lar Marista de Ermesinde, foram as entidades dinamizadoras do IV Encontro de Gerações.

Durante os dois dias houve vários painéis de reflexão sobre temas como “Envelhecer em Igualdade”; “Motivar os seus filhos para o estudo”; “Jogos e técnicas de Animação para Idosos”, entre outros. Na parte da tarde de ambos os dias do encontro, as várias instituições tiveram a oportunidade de mostrar o seu trabalho num vasto programa de animação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s