ADICE através da Comunidade de Inserção vai dinamizar novo projeto de inclusão social de Dança

A partir de Dezembro, a ADICE, Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde, através da Comunidade de Inserção, vai dinamizar um novo projeto de inclusão social na área da Dança. O Projeto de Inclusão Social (PIN), a desenvolver no âmbito da parceria com a Liga para a Inclusão Social, foi hoje apresentado no Fórum Cultural de Ermesinde.

Tendo como objetivo potenciar a integração social dos indivíduos em situação de exclusão social, o PIN da Dança, como explicou Susana Neves, educadora social da ADICE, terá como destinatários as pessoas em situação de exclusão ou risco de exclusão social, que sejam utentes das diversas instituições que integram a Liga para a Inclusão. Haverá sessões semanais, que decorrerão na Comunidade de Inserção da ADICE, onde se pretende promover um conjunto de atividades de expressão corporal, e assim ajudar à sua integração dos participantes na sociedade. Este PIN da Dança, explicou Susana Neves na sessão comemorativa do Dia da liga para a Inclusão Social, surgiu na sequência de todo o trabalho que já é desenvolvido na Comunidade de Inserção, dando instrumentos aos utentes para atingir metas e ajudar os jovens a integrarem-se na sociedade, permitindo que estes sintam que fazem parte de algo. E os resultados alcançados com o trabalho dinamizado na Comunidade de Inserção são inegáveis, registando-se melhorias não só a nível físico como na elevação da auto-estima, autonomia e até na relação com a família.

A apresentação do PIN da Dança decorreu na sessão comemorativa do Dia da Liga para a Inclusão Social, um projeto de parceria institucional desenvolvido solidariamente desde o início de 2009 e do qual fazem parte 26 instituições, duas das quais do concelho de Valongo, nomeadamente a ADICE e o Centro Social e Paroquial de Alfena. A Liga para a Inclusão Social tem por principal objetivo contribuir para a integração social de pessoas excluídas ou em risco de exclusão, através da promoção de projetos de inclusão social em diversos âmbitos como, por exemplo, a dança, o desporto, a música, o teatro e as artes plásticas. Depois da actuação do grupo musical Som de Rua, dos serviços educativos da Casa da Música, e da apresentação da peça de teatro “Toma lá Flor”, da Santa Casa da Misericórdia da Maia, houve tempo para o sorteio do VIII Interinstitucional de Futsal, no qual também a ADICE tem uma equipa a disputar a taça. Para terminar o dia em grande, a ADICE proporcionou aos utentes das várias instituições presentes um workshop de dança, orientado pela técnica Susana Neves, que fez levantar o pé do chão!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s