Valongo Acolhe o Natal: Partilha de Histórias e Tradições de Natal pelo Mundo

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Gabinete de Apoio a Imigrantes (GAI) realizou, no passado dia 10, a primeira de cinco edições do Valongo Acolhe, com o mote de Valongo Acolhe o Natal. O evento, que decorreu na Junta de Freguesia de Ermesinde, teve como objetivo reunir cidadãos/ãs nacionais de países terceiros e fomentar a partilha de histórias e tradições de Natal pelo mundo.

O Valongo Acolhe o Natal começou por volta das 15h, com a receção dos/as participantes. Alguns dos/as imigrantes trouxeram sobremesas típicas dos seus países, como foi o caso da torta de fruta característica do nordeste brasileiro e a “sopa borracha“, característica do Natal na Nicarágua.

Após a receção, os/as convidados dirigiram-se ao salão nobre, para partilhar histórias natalícias. Depois das palavras introdutórias da Exma. Sr.ª Presidente da Direção da ADICE, Dr.ª Maria da Trindade Vale, ficámos a conhecer as tradições de Natal do nordeste brasileiro, da Venezuela e da Nicarágua. Aprendemos sobre receitas como a “sacanagem” e o “salpicão” (salada de frango) – pratos típicos do Natal no Ceará -, e sobre a “hallaca” e “pan de jamón” – iguarias tradicionais venezuelanas.

O evento culminou com um lanche convívio, que misturou sobremesas de Natal estrangeiras, com sobremesas tradicionais portuguesas, como o bolo-rei e o pão-de-ló. Os/as participantes foram ainda convidados/as a escrever mensagens de Natal num quadro, nas respetivas línguas maternas.

O Valongo Acolhe é uma iniciativa desenvolvida pela equipa do GAI, composta pela Dr.ª Ana Vale, a Dr.ª Armanda Bragança e a Dr.ª Cláudia Cristo.

Receitas: Torta de fruta cearence, “Sacanagem” e “Salpicão” (Ceará); Sopa Borracha” (Nicarágua); Hallaca” e Pan de jamón” (Venezuela)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s