A ADICE comemorou, no passado dia 3, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no Centro Hípico de Valongo. As atividades foram pensadas para o público-alvo, as pessoas com deficiência da Comunidade de Inserção da ADICE e da Unidade de Deficiência de Alfena (UDA). Para além de dançar ao som da Banda Marcial da GNR do Porto, os/as convidados/as puderam andar a cavalo, assistir a um espetáculo cinotécnico e atuar.
O evento começou por volta das 14h, com a receção dos/as convidados/as e a abertura pela Exma. Sr.ª Presidente da Direção da ADICE, Dr.ª Maria da Trindade Vale. Seguiu-se a atuação da Banda Marcial da GNR do Porto, que colocou os/as presentes a dançar, inclusive os/as monitores/as e os/as convidados/as externos/as.
Pelas 15h, deu-se a exibição da cavalaria, a cargo do Comando Territorial da GNR do Porto. Depois disso, teve lugar a demonstração da Equipa Cinotécnica do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial da mesma instituição. Estiveram disponíveis dois cavalos, para que todos/as os/as presentes pudessem experimentar, e foi possível interagir com a labrador retriever Estrela.
O evento culminou com duas atuações muito importantes. Primeiro, a atuação do Grupo da Comunidade de Inserção da ADICE, em registo de rancho, seguida da atuação de tambores do Grupo da UDA, apresentada pela Dr.ª Marta Gonçalves, diretora técnica da unidade. Por fim, ouviram-se as palavras de agradecimento da Dr.ª Maria da Trindade Vale e fez-se um lanche convívio, que deu por encerrada a tarde de comemorações.
A organização e planeamento deste dia esteve a cargo do CLDS+, um projeto da ADICE gerido pela Dr.ª Fátima Aparício. O evento teve o apoio da GNR – Secção de Programas Especiais de Santo Tirso, do Centro Hípico de Valongo, da UDA – Centro Social e Paroquial de Alfena e da Comunidade de Inserção da ADICE.